Perguntas freqüentes

Quais são as coberturas para o Seguro Habitacional?

O Seguro Habitacional ou Imobiliário conta com as seguintes coberturas:
De Natureza Pessoal
- Morte do Segurado qualquer que seja a causa, por acidente ou doença, desde que ocorrido o acidente, ou adquirida a doença, que determinou a morte, após a assinatura do contrato de financiamento.
- Invalidez total e permanente do Segurado, como tal considerada aquela para a qual não se pode esperar recuperação ou reabilitação com os recursos terapêuticos disponíveis no momento da sua constatação  causada por acidente ou doença, desde que ocorrido o acidente ou adquirida a doença que determinou a incapacidade profissional ou laborativa  após a assinatura do contrato de financiamento.
De Natureza Material
- Incêndio;
- Explosão;
- Desmoronamento total;
- Desmoronamento parcial, assim entendido a destruição ou desabamento de paredes, vigas, ou outro elemento estrutural;
- Ameaça de desmoronamento;
- Destelhamento causado por fortes ventos e/ou quebra de telhas causada por granizos;
- Inundação causada pelo transbordamento de rios ou canais;
- Alagamento provocado por fortes chuvas ou ruptura de canalizações não pertencentes ao imóvel segurado.
Com exceção dos riscos de incêndio e explosão, a cobertura de danos materiais somente se aplica aos riscos decorrentes de causa externa, excluídos, portanto, os danos causados ao imóvel por erros de projeto ou de construção e má conservação.

Por que a contratação do Seguro Imobiliário no momento da assinatura do contrato de financiamento?

Porque o Seguro Imobiliário tem a finalidade de garantir não só a quitação da dívida em caso de morte ou invalidez total e permanente do mutuário, mas também a integridade do imóvel financiado.

Como é calculado o valor deste seguro?

Para a cobertura de natureza pessoal, o seguro é calculado, aplicando-se  uma taxa ao valor garantido em função da idade do mutuário. Para cobertura de natureza material, aplica-se uma taxa ao valor da avaliação do imóvel.

Qual o valor da indenização em caso de sinistro coberto pela apólice?

Para os sinistros de danos pessoais, a indenização é o saldo devedor do financiamento apurado na data da ocorrência do sinistro. Para os sinistros de danos materiais, a indenização é o valor necessário à reposição do imóvel,  limitado à importância que a CAIXA informa à Seguradora como sendo o valor de avaliação do imóvel .
Pagamento da Indenização Para os Riscos de Natureza Pessoal
Morte ou Invalidez Total e Permanente.
A indenização corresponde à quitação do saldo devedor retroativo à data do sinistro e é paga  diretamente à Caixa Econômica.
Quando há mais de um adquirente da mesma unidade residencial, a indenização é paga de forma proporcional à participação de cada adquirente expressa no contrato de financiamento.
Pagamento da Indenização Para os Riscos de Natureza Material
A indenização é realizada mediante a contratação pela Seguradora da obra de reposição do imóvel, ou mediante pagamento em espécie (dinheiro) à CAIXA, que o repassa ao segurado.

Qual o vencimento da minha apólice, e qual o período de responsabilidade da seguradora?

O período de vigência da apólice é anual, renovando-se automaticamente por igual período enquanto pendurar o contrato de financiamento.
A responsabilidade da Seguradora se inicia no momento em que o Segurado assina o contrato de financiamento com a CAIXA, e termina quando:
- da extinção da dívida, quando esta ocorrer antes do término do prazo do financiamento, ou  do prazo de prorrogação do contrato, por remanescer saldo residual de responsabilidade do Segurado;
- do término do prazo do financiamento ou da prorrogação do contrato; e
- da transferência a terceiro da propriedade de imóvel.

Como proceder em caso de ocorrência de um sinistro?

A apólice determina que todo e qualquer aviso ou comunicação à Seguradora, deve ser feito pelo segurado ou por quem suas vezes fizer, sempre por intermédio da CAIXA. Assim, o segurado, seu representante ou interessado, deve encaminhar-se à agência onde assinou o contrato de financiamento e solicitar a abertura de processo de sinistro, mediante entrega da documentação necessária.

Após o aviso, qual o prazo para resposta da Seguradora?

Ocorrendo sinistro de natureza pessoal ou material, a CAIXA, tão logo ciente, dá imediato conhecimento à Seguradora através do Aviso de Sinistro Habitacional acompanhado dos documentos exigidos para cada tipo de cobertura.
 A partir da data do recebimento de toda documentação necessária para a análise do sinistro,  a Seguradora tem 30 (trinta) dias para recusar ou pagar a indenização.  Este prazo não se aplica, nos sinistros de danos materiais, em que a Seguradora opta pelo pagamento mediante a contratação de obras de reposição do imóvel, mas, nestes casos, ela tem 20 (vinte) dias para comunicar o deferimento ou a recusa da cobertura.

Como vou saber se está faltando algum documento?

Após o recebimento do aviso de sinistro feito pela CAIXA, a Seguradora analisa a documentação recebida e, havendo necessidade de algum documento complementar, envia  Termo de Exigência Documental à CAIXA, que se encarrega de entrar em contato com o segurado/interessado. De posse do documento solicitado, a CAIXA providencia o seu envio à Seguradora.

Como vou saber qual a decisão da Seguradora?

A Seguradora encaminha a resposta do pedido de indenização à CAIXA que fica encarregada de repassar a informação ao Segurado/interessado.

Posso enviar o documento ou mesmo o aviso de sinistro diretamente à Seguradora?

Conforme determina a Apólice, a Seguradora não pode aceitar pedidos ou documentos que venham através de outro remetente que não seja a CAIXA.

O que é um sinistro com características de repetitividade?

São sinistros de inundação ou alagamento que ocorrem mais de uma vez por problemas que não compete à seguradora eliminar (ex.: rede pública de escoamento insuficiente, falta de limpeza de rio próximo, etc.). Nestes casos, a seguradora indeniza as duas primeiras ocorrências. A partir da terceira ocorrência, embora cobertos pelo seguro, o reconhecimento da cobertura fica suspenso até que o segurado ou quem de direito eliminem os fatores que causam a repetitividade.

Como proceder quando houver outros seguros para o mesmo imóvel?

Todos os prejuízos ocorridos no imóvel segurado e cobertos pelo Seguro Habitacional da CAIXA serão integralmente indenizados até o limite da importância segurada, que é o valor do imóvel informado à Seguradora. Por isto, o segurado deve manter o valor do seu imóvel sempre atualizado perante a CAIXA, para que esta, por sua vez, o atualize junto à Seguradora. Desta forma, o segurado não precisa contratar nenhum outro seguro de danos contra os riscos já cobertos pelo Seguro Habitacional. Mas, em caso de sinistro em imóvel segurado em mais de uma apólice de seguro, sendo uma delas a do Seguro Habitacional, é recomendável fazer o aviso de sinistro pelo Seguro Habitacional.

 

 

 

Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados